A inovação aberta, impulsionada pelo venture capital, promove a colaboração entre instituições estabelecidas e startups.
É fato que o venture capital está 100% conectado com a inovação tecnológica. Através desse investimento privado, startups conseguem o suporte ideal para desenvolver seus produtos e soluções disruptivas.
Por que é importante: em paralelo ao fortalecimento dessas empresas em estágio inicial da América Latina no mercado internacional, grandes investimentos de venture capital são registrados, principalmente por meio de grandes gestoras ou CVCs (corporate venture capital) de companhias consolidadas.
Explore a seguir:
Panorama geral: a open innovation (do inglês, inovação aberta) nada mais é do que uma maneira mais flexível e colaborativa – entre empresas – de acessar a inovação.
Dando o zoom: ao incorporar uma startup, o negócio de maior porte pode adquirir novas tecnologias, talentos e conhecimentos, além de contribuir para a expansão da presença da companhia em um mercado ou setor inexplorado.
Fique por dentro | Entenda as classificações Ultra High Net Worth (UHNW) e High Net Worth (HNW), comuns no mercado privado e Family office: o que é e como funciona esse serviço?
O que temos visto: startups dos setores de fintech, e-commerce e agronegócio têm perspectivas promissoras para contínuo crescimento.
Em detalhes: fundos de private equity e venture capital incorporam esses aspectos em suas estratégias, procurando por corporações que se destacam por práticas sustentáveis e responsabilidade social – basicamente, que possuam um ESG bem estruturado.
Os dados: de acordo com um relatório da Distrito, plataforma de transformação de startups, essas empresas latino-americanas captaram mais de US$ 3 bilhões em 2023 – sendo 60% diretamente no Brasil.
Aprenda mais | Conheça as estratégias de investimento em capital privado e Private equity e venture capital: como esses investimentos impulsionam a inovação no mercado financeiro
O que vem por aí: em 2024, o cenário do venture capital vai permanecer com um impulso contínuo nos investimentos em startups de tecnologia, mesmo diante de desafios como a inflação e a volatilidade de mercado.
Outro números: de acordo com informações do Latam Tech Report, 88,9% dos investidores estão com expectativas otimistas para este ano.
Perspectiva geral: conforme apontado pela pesquisa Global Venture Capital Trends 2023-2024, da KPMG, renomada empresa de auditoria e consultoria, espera-se um crescimento nos aportes voltados para tecnologias como inteligência artificial, blockchain e metaverso.
Explore mais assuntos | Private equity e venture capital: conheça as principais diferenças
Diversifique seus investimentos no mercado de privados
Publicado por Equipe Dealboard by DXA.