As gestoras de investimento do mercado de privados têm papel fundamental para a democratização desses investimentos no país, tornando-os mais acessíveis.
Tornar o mercado de privados acessível a diversos perfis de investidores é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos players desse setor.
Por que é importante: ao longo dos últimos anos, o valor mínimo de investimento para começar a investir em ativos privados vem reduzindo, mas ainda assim é raro ver a entrada de investidores de menor capital nesse mercado. É aí que entram as gestoras.
Veja agora como elas podem contribuir para essa democratização:
Panorama geral: o Brasil possui um costume antigo de investir em patrimônios tradicionais, como apartamentos, estabelecimentos comerciais, entre outros.
Os números: no segundo trimestre de 2023, os investimentos em private equity e venture capital no Brasil cresceram 28%, entre abril e junho, de R$ 3,5 bilhões para R$ 4,5 bilhões, segundo relatório da ABVCAP.
Continue aprendendo | 3 motivos para começar a diversificar seus investimentos em private equity e venture capital e A melhor maneira de começar a investir em private equity
Acrescentar investimentos de private equity e venture capital traz alguns benefícios valiosos ao investidor, principalmente em épocas de crises e incertezas no Brasil e ao redor do mundo.
Em detalhes: de acordo com alguns estudos e casos de sucesso, reservar entre 20% e 30% da carteira para investimentos privados aumenta a capacidade e superar as fragilidades do mercado financeiro.
Outros blogs | 3 fatos que os investidores precisam saber sobre venture capital e Investimentos alternativos: vale a pena investir nessa classe de ativos?
As gestoras de investimento do mercado de privados têm papel fundamental para a democratização desses investimentos no país, tornando-os mais acessíveis, diversificados e profissionalmente gerenciados.
As entrelinhas: elas se encaixam nesse processo de democratização – otimizadas pelo avanço da tecnologia e novas tendências do mercado – possibilitando que investidores de diferentes perfis tenham acesso a oportunidades que, de outra forma, seriam mais complicadas, contribuindo para o crescimento do setor e da economia como um todo.
Moral da história: as gestoras atuam desde o período de pré-investimento até o pós, dando o suporte necessário para investidores terem tranquilidade e segurança ao iniciar sua trajetória em investimentos como private equity e venture capital.
Leia antes de sair | Mercado de privados: os primeiros passos para começar a investir e Como o venture capital e as fintechs ajudam a revolucionar o mercado de privados
Quero conhecer o mercado de privados com a Dealboard
Publicado por Equipe Dealboard by DXA.